Qual a importância de um sindicato na vida de um trabalhador? E qual o seu papel?



O sindicato tem sua importância na vida dos trabalhadores, que um dos seus maiores objetivos é a busca por melhores salários, melhores condições de trabalho que permitem ao trabalhador e a sua família viver com dignidade. O sindicato procura defender e garantir os direitos legais dos trabalhadores.

É a partir desse momento que queremos centrar nossas atenções, para o objetivo específico deste trabalho que, após dar algumas informações que pensamos ser de fundamental importância, passaremos a analizar a questão mesmo da liberdade sindical.

Se o sindicalismo surge como um movimento de lutas, de conquista de direitos para a classe trabalhadora, se pressupõe que esse movimento deve ser sustentado, mantido, pela liberdade, em outras palavras, deve se apoiar na idéia de liberdade aos nossos trabalhadores.

O sindicato trabalha principalmente a questão da liberdade sindical no sentido de ser um meio capaz de propiciar aos trabalhadores condições de vida e trabalho com dignidade.
Com efeito, o que se quer, neste local, é demonstrar a possibilidade de atuação de um sindicato livre e, por conseguinte, capaz de garantir os direitos conquistados pela classe e ainda trabalhar no sentido de alcançar as condições mais favoráveis aos empregados, que são a parte hipossuficiente de relação de trabalho.
Ocorre que a liberdade sindical precisa ser vista como eficaz de proteção aos trabalhadores de um país que não passou pelo estágio do estado Providência e, por isso, necessita de mais atenção aos direitos sociais, os quais podem ser defendidos e conquistados através de um sindicato livre de quaisquer influências. Sejam estas provenientes ao governo ou dos empregados.


Fique atento às reuniões do seu Sindicato!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desacato a Servidor Público é crime

SINDISERVE-CANINDÉ PROTOCOLA SOLICITAÇÃO DA EFETIVAÇÃO DO PISO NACIONAL DA ENFERMAGEM EM CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO