Trabalhadores ocupam Prefeitura de Propriá cobrando pagamento de salários atrasados

SINTESE e FETAM realizarão manifestação, dia 23/09, às 8h,em frente ao Tribunal de Justiça cobrando posicionamento sobre situação crítica de várias Prefeituras que não pagam salários dos trabalhadores

Escrito por: Iracema Corso

Cerca de 150 servidores públicos com os salários atrasados ocuparam a Prefeitura Municipal de Propriá na manhã da quinta-feira, dia 11/09, e de lá só saíram após reunião com o prefeito José Américo Lima (PSC), o secretário de Finanças, três vereadores além de dirigentes do SINTESE e do SINDIPROPRIA.

O secretário geral do SINDIPROPRIA, Wagner Carvalho, denunciou que apenas os trabalhadores da Saúde e 60% dos trabalhadores da Educação do município receberam remuneração, sendo que todas as demais categorias e técnicos administrativos estão sem salário. “Ele havia garantido que pagava todos os salários até o dia 19, mas não é assim. Teremos outra reunião na próxima terça-feira e queremos, além do pagamento dos nossos salários, que passe a haver regularidade. O servidor público não pode ficar todos os meses passando por situações vexatórias porque não recebeu a remuneração”, resumiu.

A presidente da Federação Estadual dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (FETAM), também dirigente da CUT/SE e do SINDISERV GLÓRIA, Itanamara Guedes, relatou que o atraso no pagamento dos salários é uma realidade na maioria dos municípios sergipanos. “Temos várias Prefeituras atrasando o pagamento dos salários ou pagando no dia 10, ou seja, o servidor trabalha 40 dias para receber seu salário”, apontou.

O dirigente do SINTEGRE, Sindicato dos Trabalhadores de Monte Alegre, Rinaldo Santana, já está de sobreaviso, pois representantes da Administração Municipal já avisaram que só pagarão os professores no dia 10 de cada mês, assim como acontece com os trabalhadores da Saúde.

O trabalhador de Santo Amaro, Júlio Franca relata que a Prefeitura pagou parte dos servidores nesta quinta-feira, e outra só receberá no dia 20. “É um absurdo. Teremos que ocupar a Prefeitura também e entrar em greve até que devolvam nossos salários”, protestou.

Em Indiaroba, o salário de todo o quadro de servidores públicos está atrasado. Em Itabaiana os professores recebem no dia 22 e os demais servidores públicos no dia 30, conforme o dirigente sindical Braulio (SEPUMI).
O vice-presidente da CUT/SE, Roberto Silva, afirmou que a situação está insustentável. Ele convidou todos os trabalhadores de Sergipe de diferentes categorias para se somarem em solidariedade aos servidores públicos municipais do Estado no ato público que o SINTESE e a FETAM realizarão, junto a todos os sindicatos filiados, no próximo dia 23 de setembro, a partir das 8h, na Praça Fausto Cardoso. "Vamos cobrar um posicionamento. O que a Justiça tem a dizer sobre isto? É um absurdo o que está ocorrendo. Os gestores fazem o que querem. O Ministério Público tem que atuar em defesa dos trabalhadores e de suas famílias. Salário é vida, é comida na mesa”, afirmou.
http://www.cut-se.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desacato a Servidor Público é crime

SINDISERVE-CANINDÉ PROTOCOLA SOLICITAÇÃO DA EFETIVAÇÃO DO PISO NACIONAL DA ENFERMAGEM EM CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO

Servidores aprovam em assembleia proposta de reajuste salarial anual para o ano de 2024