1º de maio fortalece luta contra o golpe e pela democracia


Vai ter arte, cultura e luta em Aracaju no Dia Internacional do Trabalhador, 1º de Maio. A partir das 14h deste domingo, a Praça da Juventude no Conjunto Augusto Franco será o palco da Assembleia dos Trabalhadores contra o golpe, ocasião em que todo cidadão terá direito de se manifestar e colaborar com a construção da agenda de luta até o dia previsto para a votação no Senado do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. A atividade política é realizada pelo Manifesto Arte Abraça a Democracia, pela Advocacia pela Democracia e a Frente Sergipana Brasil Popular, composta por centrais sindicais, movimentos populares, artistas, assistentes sociais, advogados e vária categorias de trabalhadores.

Às 17h, após a Assembleia Popular, terá início o 2º Festival Arte Abraça Democracia com a apresentação de dezenas de músicos contrários ao golpe. Também estão previstas intervenções de atrizes, atores e artistas plásticos. As trabalhadoras e trabalhadores interessados em participar da atividade política podem levar as crianças para o ato, durante toda tarde, a criançada terá direito a pipoca, algodão doce e pula-pula.

Na Coletiva de Imprensa realizada na manhã desta quarta-feira, dia 27/04, pela Frente Sergipana Brasil Popular o vice-presidente da CUT/SE, Plínio Pugliese, apontou que houve grande resistência marcada por manifestações, trancamento de ruas, avenidas e rodovias em várias capitais e cidades brasileiras em protesto à votação na Câmara Federal que impulsionou o golpe contra a democracia brasileira. “Daqui pra frente só pretendemos crescer em mobilização social, chamar a atenção, principalmente dos trabalhadores não mobilizados que não estão atentos ao risco de perda de direitos trabalhistas, retrocesso democrático e quais serão as consequências da concretização deste projeto de destruição da esquerda brasileira que atinge sindicatos, movimentos sociais, direitos conquistados pelas mulheres, população negra brasileira, LGBTs e atinge a luta por igualdade social. O retrocesso é claro, a população precisa estar ciente”.

Liderança do MST, Gislene Reis destacou que a votação na Câmera pelo golpe contra a democracia aconteceu no dia 17 de abril, quando se completaram 20 anos de impunidade pelo Massacre dos Carajás. “Este movimento conservador, contrário à democracia também tem se demonstrado hostil aos movimentos sociais e sindicais que já começam a sofrer pequenos atentados e ameaças, mas toda agressão conservadora só nos fortalece na luta contra este golpe. Os movimentos sociais que integram a Frente Brasil Popular defendem a pauta da igualdade social e a luta pela democracia, a gente espera que todo cidadão com duvidas sobre o contexto político confuso compareça nesta Assembleia Popular para que possamos dialogar, pois a luta em defesa das conquistas consolidadas, os direitos dos trabalhadores e a democracia brasileira são do interesse de todos”.

Dirigente do Partido dos Trabalhadores e militante da Frente Sergipana Brasil Popular, Tadeu Brito informou que após a votação na Câmara Federal pelo golpe contra a democracia, o numero de artistas que se somam em apoio ao movimento só cresce a cada dia. “Ontem houve a reunião dos artistas, eles estão construindo uma agenda de luta, diálogo e intervenção. São artistas que mostram disposição de participar ativamente de todas as atividades da Frente. O 1º de maio será um dia histórico. Pela primeira vez as centrais se unem em torno de uma pauta comum. Será um dia de luta, fortalecimento e confraternização da família trabalhadora”.

Representante da CTB, Edval Góes também presente levar todos os trabalhadores de sua base à manifestação. “É um ato em defesa da democracia brasileira. Não pode e nem deve ser um ato só de militantes. Convidamos todos os cidadãos que defendem a democracia brasileira, que é tão frágil e base de todas as conquistas, a democracia é nosso pão de cada dia, o ar que a gente respira”.


Representando o Levante Popular da Juventude, Durval Siqueira prevê grande participação da juventude, estudantes secundaristas e universitários, pois neste meio está claro o golpe para derrubar a presidente democraticamente eleita. “A direita brasileira não consegue apresentar um projeto político que atenda a maioria da população, como eles não conseguem vencer no voto, querem tomar o poder de supetão, atropelando a democracia. A juventude brasileira está ciente disso e não vai ficar de braços cruzados. Vamos ocupar a Praça da Juventude e todas as praças que for preciso ocupar para defender a ampliação dos nossos direitos e conquistas e barrar o retrocesso e o golpe contra a democracia”.
FONTE: www.cut-se.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desacato a Servidor Público é crime

SINDISERVE-CANINDÉ PROTOCOLA SOLICITAÇÃO DA EFETIVAÇÃO DO PISO NACIONAL DA ENFERMAGEM EM CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO

Servidores aprovam em assembleia proposta de reajuste salarial anual para o ano de 2024