TRABALHADORES DO CAMPO E DA CIDADE REALIZARAM MANIFESTAÇÃO NO 1º DE MAIO EM CANINDÉ


No dia do trabalhador, Sindicatos, Movimentos e Associações foram às ruas de Canindé de São Francisco protestar por políticas públicas no campo e na cidade 

No alto sertão sergipano, especificamente em Canindé de São Francisco, município localizado a 213 km da Capital sergipana, foi realizada a 1ª caminhada do trabalhador.

A caminhada foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Canindé (STTR), Sindicato dos Servidores do Município de Canindé de São Francisco (SINDISERVE-CANINDÉ), Associação Comunitária Nossa Senhora da Conceição (ACONASCE), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (SINTESE) e Movimento Sem Terra (MST). Diversos jovens e estudantes participaram da 1ª caminhada do trabalhador.

Com o tema: “A força da união constrói a igualdade”, centenas de trabalhadores e trabalhadoras de diversos segmentos do campo e da cidade foram às ruas de Canindé de São Francisco levar a mensagem do 1º de maio do trabalhador.

Os trabalhadores do sertão levaram suas bandeiras de luta e defenderam a efetivação de políticas públicas eficientes e de resultados no campo e na cidade. Os trabalhadores do campo reclamam da falta de política pública voltada para a agricultura familiar. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canindé defendeu também uma política eficaz contra os efeitos do fenômeno natural da seca no sertão sergipano.

“Os trabalhadores rurais do sertão precisam de políticas públicas eficientes para se evitar o êxodo rural. O trabalhador do Campo precisa de política de saúde, educação, incentivos e medidas que possibilitem a convivência no semi-árido, mesmo nos períodos de seca”, declara Genivaldo, Diretor do STTR de Canindé.

Professores do município de Canindé em greve cobraram da administração municipal o cumprimento da Lei do Piso e melhorias nas Escolas e nas condições de trabalho. “Nós queremos o que é nosso de direito. O piso salarial é lei e o direito deve ser garantido”, afirma a Professora Rita, representante do SINTESE.

Reforma agrária e política de saúde nos assentamentos foi pauta da caminhada. O SINDISERVE-CANINDÉ levou às ruas o irreverente “fantasma” que simboliza os diversos existentes na Folha de Pagamento do Município de Canindé de São Francisco. O Sindicato dos Servidores Municipais defendeu um serviço público de qualidade e eficiente já que se trata de um município tão rico financeiramente, mas ainda muito desigual socialmente.

O SINDISERVE-CANINDÉ denunciou também as perseguições em setores de trabalho e falta de diálogo de alguns gestores com os trabalhadores. “Foram várias transferências arbitrárias sem justificativa no serviço público municipal e os servidores recorrem à justiça pra fazer valer os seus direitos”, declara Emanoel Messias Aleixo da Silva, presidente do Sindicato dos Servidores do Município de Canindé de São Francisco.

O 1º de maio do sertanejo foi marcado pela história da luta dos trabalhadores do Campo de da Cidade. Tanto os trabalhadores do Campo, bem como os trabalhadores urbanos cobraram maior eficiência na aplicação dos direitos sociais de saúde, educação, emprego, moradia, lazer, segurança, proteção a maternidade e a infância, etc.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desacato a Servidor Público é crime

SINDISERVE-CANINDÉ PROTOCOLA SOLICITAÇÃO DA EFETIVAÇÃO DO PISO NACIONAL DA ENFERMAGEM EM CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO

Servidores aprovam em assembleia proposta de reajuste salarial anual para o ano de 2024