Centenas de Trabalhadores comemoram o 01 de Maio indo às ruas de Canindé de São Francisco-SE


 No dia 01 de maio de 2013, centenas de trabalhadores caminharam nas ruas de Canindé de São Francisco, Trabalhadores do campo, da cidade, Servidores Públicos, Professores, Músicos locais, estudantes, pais e mães de família marchando juntos em prol da valorização.

Foi a II Caminhada do Trabalhador no Alto Sertão Sergipano: A FORÇA DA UNIÃO CONSTRÓI A IGUALDADE, as entidades que organizaram o evento foi: SINDISERVE-CANINDÉ: Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Canindé de São Francisco-SE, STTR: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rural de Canindé de São Francisco-SE, SINTESE base Municipal de Canindé de São Francisco-SE, ACACSACE: Associação Canindeense dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, ACONASCE: Associação Comunitária Nossa Senhora da Conceição e o Projeto Descobrindo Talentos. 












A classe trabalhadora expôs para a sociedade Canindeense as pautas de lutas, as reivindicações, para que haja uma valorização, que as autoridades competentes possam enxergar os trabalhadores com outros olhos, pois são os trabalhadores que fazem o município de Canindé de São Francisco andar! 


O presidente do SINDISERVE-CANINDÉ, Emanoel Aleixo, falou a importância da Caminhada e que a classe trabalhadora esteja unida sempre, foi um momento de interatividade não só com os trabalhadores mais também com a população de Canindé, pudemos ir as ruas reivindicar os nossos direitos, a população tem que entender que somos peças fundamentais para a manutenção do Município, não lutamos só por um bom reajuste, lutamos também por dignidade, por condição de trabalho, por saúde, por qualificação, e Canindé tem total condição de valorizar os trabalhadores, nós passamos por diverssas dificuldades e imaginem os trabalhadores do campo, temos que ser solidários sempre, pois não existiria trabalhador da cidade se não tivesse o trabalhador do campo. Estamos todos interligados.

Emanoel Aleixo afirmou a necessidade urgente da valorização dos Servidores Públicos Municipal de Canindé de São Francisco, salientou também as reivindicações dos servidores que são:
01 - Reajuste salarial;
02 - Redução da Carga Horária;
03 Plano de Saúde para os Servidores;
04 - Fardamento e verstimentas em geral;
EPI's: equipamentos de proteção Individual;
05 - Regulamentação do estatuto do Servidor;
06 - Regulamentação do Plano de Carreira;
07 - Adicional de Difícil Acesso; dentre outras.
Afirmou também que Canindé tem condição de valorizar os Servidores e garantir direitos, frizou a importância da segunda edição da caminhada dos trabalhadores, que a classe trabalhadora tem que estar juntas em prol da valorização, seja trabalhador urbano ou trabalhador rural.




Professor Zé Dias

“Quem constrói a riqueza como um todo são os trabalhadores do planeta, portanto, está na hora de se valorizar o trabalhador, e o que a gente vem vendo, assistindo historicamente no mundo é a desvalorização dos trabalhadores, e nós estamos aqui nas ruas de Canindé de São Francisco-SE, portanto não da mais para estar prorrogando a valorização dos Trabalhadores, é necessário que os governos, Estaduais, Governos Municipais, Governo Federal Brasileiro, valorize os trabalhadores, precisamos avanças nos direitos, implementar direitos que existe nas leis deste país, e ai queremos aproveitar aos companheiros e falar as Pautas de reivindicação dos professores de Canindé, e os professores da rede Estadual de ensino de Sergipe,  em relação a rede Estadual de ensino de Sergipe - dois anos sem reajuste salarial, o governo Marcelo Deda, infelizmente  vem sendo muito insensível às nossas reivindicações, inclusive ao reajuste salarial. E estamos mostrando aos moradores de Canindé que a situação dos professores da rede estadual de Sergipe não é boa, e os professores já esperaram demais e a arma que nós temos é a greve." Explanou o Professor e Zé Dias.


José Adailton, Presidente da ACACSACE - Ressaltou da importância da classe trabalhadora estar junto, mobilizados, explanou as pautas de reivindicações dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias que são: 01) Piso Salarial Nacional; 02) Reajuste salarial 2013, 03) Fardamento e EPIs, 04) Auxilio transporte para os ACSs da zona rural; 05) Mudança de letra e 06) Plano de Saúde. Pois durante 8 anos pagamos para trabalhar pois colocamos combustível para ir de casa em casa, ainda continuamos pagando, estamos negociando e esperamos que o executivo conceda logo essas condições de trabalho para que possamos desempenhar um papel melhor perante a sociedade. Precisamos estar juntos, só juntos e unidos, como nosso lema, Unidos somos fortes e só unidos é que realmente iremos conquistar todos os nossos objetivos e conseguir alcançar a nossa valorização.



"Os trabalhadores nas ruas e isto é muito bom, todos os trabalhadores estão de parabéns, mostra a nossa luta e o nosso fortalecimento, buscando melhores condições de vida para todos nós trabalhadores, e graças a cada um de vocês estamos hoje nas ruas dizendo o que queremos: Queremos uma sociedade justa, nós sabemos que infelismente temos uma grande desigualdade social e para isso é necessário que a gente mostre para que a gente veio, e nós estamos aqui mostrando  precisamos de igualdade social, a gente precisa de saúde de qualidade, são muitos direitos que nós temos e estamos nas ruas falando isso aqui, estamos mostrando a força que cada um de nós tem, é importante a união do trabalhador da cidade e do campo". Destaca Dêda - Presidente do STTR.



"Nós músicos lutamos também pela nossa casa dos artistas que um dia realizamos nosso sonho, nossa casa de show, para ter nossa sede própria, nós temos que se organiozar como hoje". Destaca Adelino Manoel -  Representante do Projeto Descobrindo Talentos 

Genivaldo Lopes


"Queremos água de qualidade, não queremos que o homem do campo beba água com cabelo, lembramos aqui que existe um projeto do Governo Federal que se chama Água para Todos, então por que não aderir, fazer levar essa água potável para as comunidades. 
Os comerciários, o pessoal que trabalha no comércio, para se juntar a nós, que vocês como trabalhador merece salário digno, merece férias, vocês tem direitos como qualquer trabalhador, muitas vezes comerciantes da nossa cidade, até com uma condição financeira adequada... por quê é lei, é lei, carteira assinada, décimo terceiro, auxílio doença, abono, licença maternidade, então é necessário que você comerciante valorize o trabalhador." Frizou Genivaldo Lopes, Secretário Geral do STTR. 




Lucival Almeida, Diretor do SINDISERVE-CANINDÉ, destacou a necessidade de valorizar o servidor, ressaltando que o servidor é responsável pelo desenvolvimento da cidade, é ele que faz a cidade andar, o comércio andar, por isso vamos valorizar o servidor público e todos os trabalhadores também, ainda salientou da sobrecarga que a categoria das serventes vem enfrentando, são 22 Escolas Municipais em Canindé de São Francisco e na maioria há uma enorme sobrecarga,  não é justo que um colégio que da aula para 30 alunos tenha apenas uma servente para limpar o colégio inteiro, isso é desumano, precisamos de mais servidores, destacou ainda a importância de que o servidor público municipal tenha um calendário de pagamento, não é justo de que a gente não tenha uma base de quando a gente irá tirar o nosso dinheiro, o nosso salário, por quê até hoje não tem calendário de pagamento. A gente não pode desanimar nunca e sempre estar lutando por nossos direitos. Só assim com os trabalhadores unidos em busca da valorização é que conquistaremos o mais breve possível a nossa tão sonhada valorização




Gilenilde - Presidente do SINDIPOÇO


Participou também da II Caminhada do Trabalhador no Alto Sertão Sergipano, o SINDIPOÇO: Sindicato dos Servidores Municipais de Poço redondo, além da Presidente  Gilenilde Nunes, compareceram também os diretores, Damião, Tauane, Cleonice, Leniza, Aline e Abgaiu. Vários direitos estão sendo negados em Poço redondo, pouco tempo a nova Diretoria assumiu e está encontrando muitas dificuldades, pois o Prefeito não está respeitando os Servidores Municipais de Poço redondo, ao invés de conceder direitos, está retirando.









A Caminhada terminou  com a animação do Projeto Descobrindo Talentos, seis grupos musicais animaram os trabalhadores e trabalhadoras de Canindé de São Francisco-SE.

Foram mais de 400 trabalhadores e ficamos com a consciência de dever cumprido, tivemos uma bela caminhada às ruas de Canindé para conscientizar os trabalhadores e também a população, além de estar relembrando aos trabalhadores as pautas de luta de cada categoria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desacato a Servidor Público é crime

SINDISERVE-CANINDÉ PROTOCOLA SOLICITAÇÃO DA EFETIVAÇÃO DO PISO NACIONAL DA ENFERMAGEM EM CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO

Servidores aprovam em assembleia proposta de reajuste salarial anual para o ano de 2024