Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado nesta segunda

Atualmente são coletadas 3,6 milhões de bolsas por ano no Brasil

Ato de carinho com o próximo, atuando na sobrevida e no auxílio ao tratamento de várias doenças, doar sangue é um simples gesto que pode salvar muitas vidas. Para celebrar a data e destacar a importância da atitude, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é comemorado nesta segunda-feira, 25 de novembro.

Em novembro, o Ministério da Saúde ampliou para 69 anos a idade máxima para doar sangue no Brasil, aumentando em dois milhões o público potencial de doadores. No ano passado, o setor já havia reduzido a idade mínima para doação de 18 para 16 anos. 

Segundo dados, atualmente são coletadas 3,6 milhões de bolsas por ano no país, o que corresponde ao índice de 1,8%. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha para chegar ao índice de 3%. Para isso é preciso intensificar o hábito de doar sangue. 

Para o Dr Pedro Milhomem, médico do Instituto Corpore em Ribeirão Preto, falta a conscientização das pessoas para realizarem mais doações. “Muitos não sabem a quantidade de vidas salvas por meio da doação de sangue e dos benefícios em doar. A grande maioria lembra apenas quando um amigo ou parente está precisando”, alerta.

O processo da doação é simples e pode ser feito nos hemocentros e núcleos de hemoterapia distribuídos em todo o país. Entre as condições para uma pessoa doar sangue é preciso ser maior de idade, pesar mais de 50 kg, estar bem alimentado e não ter doado há menos de três meses, no caso das mulheres, e dois meses, no caso dos homens, além de apresentar documento de identificação com foto. De acordo com Milhomem, há algumas restrições na doação. “Não podem doar pessoas que estejam com febre, tenham doenças graves como HIV positivo, hepatite ou malária, sangramentos no último mês ou que tenham realizado cirurgia de grande porte, tatuagem há pouco tempo ou relação sexual desprotegida”, explica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desacato a Servidor Público é crime

SINDISERVE-CANINDÉ PROTOCOLA SOLICITAÇÃO DA EFETIVAÇÃO DO PISO NACIONAL DA ENFERMAGEM EM CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO

Servidores aprovam em assembleia proposta de reajuste salarial anual para o ano de 2024