Servidores Públicos realizam Ato Público em Frente ao Ministério Público de Canindé

Ontem, dia 31 de março de 2015, servidores públicos do Município de Canindé de São Francisco que estão na luta por moradia popular  realizaram uma manifestação em frente ao Ministério Público da Comarca de Canindé de São Francisco/SE.
 
Entendendo a luta dos Servidores Públicos por moradia popular...
 
Desde 2011 é aprovada em Assembleia como pauta de luta - A MORADIA POPULAR, onde no ano de 2011 depois de muita luta os servidores públicos do município conseguiram encaminhar uma lista com o nome de 90 servidores que findou em apenas 23 conseguindo de fato, pois a administração pública de Canindé de São Francisco não concedeu os outros 67 terrenos restantes prometidos. A pauta de MORADIA POPULAR foi reivindicada e aprovada pelos servidores públicos do Município de Canindé de São Francisco - SE em Assembleia nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015; no ano de 2013 o SINDISERVE-CANINDÉ conseguiu depois de muita luta e negociação com a administração pública de Canindé, com que a gestão encaminhasse um documento contendo propostas para os servidores que os mesmos aprovaram em Assembleia, e no decorrer do ano de 2013 o Prefeito Heleno Silva não cumpriu, em 2014 novamente a administração encaminhou para os trabalhadores uma proposta da concessão de terrenos para os servidores, que no mês de junho de 2014 começou a avançar, quando a direção viu que de fato ia acontecer as doações por parte do município, foi convocada uma assembleia para discutir e deliberar sobre as doações dos terrenos que a categoria estaria conquistando, como por exemplo definindo critérios aprovados em assembleia realizada no dia 25 de junho de 2014. Ao longo desse período a direção do SINDISERVE-CANINDÉ sempre anunciava em assembleia e no programa de rádio LIBERDADE POPULAR, que vai ao ar todas as quartas-feiras na Rádio Comunitária Amanhecer FM 104,9 a documentação necessária para ser encaminhada para a secretaria de obras. Ao todo foram 117 servidores públicos efetivos do município que encaminharam a documentação exigida pela administração pública.
 
Desde 2011, foi intensificado a luta por moradia popular, principalmente quando os terrenos eram doados sem critérios algum pelo município de Canindé de São Francisco, causando a indignação de centenas de servidores públicos municipais que moravam em casas de taipa, casas alugadas, de favor, com parentes, dentre outras situações. No ano de 2014 foi criada uma comissão composta de 10 servidores públicos municipais filiados ao SINDISERVE-CANINDÉ para que pudessem cobrar juntamente com a Direção da entidade para que o município de Canindé efetivasse o direito da Moradia Popular.
 
Desde novembro de 2014, era para a Secretaria de Obras terem doados os 100 terrenos colocados como proposta para os servidores públicos, que foi aprovado em assembleia da categoria, mas houve uma mudança de secretários de obra, onde saiu o então secretário Carlos Pereira da Fonseca e assumiu Pedro Bezerra Cacho Neto (PEDRÃO), e houve várias reuniões para passar para o novo secretário de obras todo o processo, desde a luta dos trabalhadores, passando pelas propostas encaminhadas pela administração, até a aprovação dos servidores em Assembleia.
 
 
A comissão formada por dez servidores mais a Direção do SINDISERVE-CANINDÉ, juntamente com "PAI TONHO", que é o coordenador de Habitação, foram ver o local reservado para os servidores que serão beneficiados com a doação da administração. Foi explanado que aquela área estava reservada para os servidores públicos que conseguiram, depois de muito tempo conquistar através de uma negociação salarial uma doação de 100 terrenos.
 
 
 
 
 
No dia 18 de março de 2015, a Direção do SINDISERVE-CANINDÉ, representado pelo presidente da entidade, Emanoel Messias Aleixo da Silva, a Vice-Presidente, Rosana Goes de Meneses e o Secretário de Esportes Ueber da Silva Miguel discutiram os últimos detalhes para a doação dos terrenos dos servidores públicos municipais de Canindé de São Francisco. Depois de muita discussão ficou acordado que iria ser encaminhado em breve a documentação para os servidores que encaminharam à sua documentação.
 


À Direção do SINDISERVE-CANINDÉ foi surpreendida com uma ligação do Ministério Público, para se encontrar às 16h10min no Ministério Público da Comarca de Canindé de São Francisco, para participar de uma Audiência Pública, sem menos saber do teor do assunto a ser tratado. Foram representando o SINDISERVE-CANINDÉ, o atual Presidente da entidade, Emanoel Messias Aleixo da Silva, e a Vice-Presidente, Rosana Goes de Menezes, e estavam presentes no Ministério Público a Vereadora Ivone Alves Feitosa. o vereador Ronildo Bezerra Rodrigues, o Promotor de Justiça da Comarca de Canindé de São Francisco, Dr. Emerson Oliveira Andrade, a Assessora Jurídica Municipal, Drª Kátia Lúcia Siqueira, o Secretário Municipal de Obras, Pedro Bezerra Cacho Neto e o Coordenador do Departamento de Habitação Municipal, Antônio dos Santos Souza. Assim que os dirigentes sindicais chegaram, foi logo questionado pela vereadora Ivone Alves Feitosa, de que "era muita coincidência a luta dos terrenos ter sido no mesmo momento da eleição do Sindicato" como também "o sindicato teria indicado os servidores públicos", "que era injusto esta conquistando esses terrenos para somente os filiados", "que não tinha critérios para os servidores que estavam pleiteando os terrenos" dentre outras frases de falta de entendimento de luta de classe. Para a Direção do SINDISERVE-CANINDÉ, a vereadora Ivone ao invés de estar em defesa dos trabalhadores  por Moradia Popular, estava a todo o momento tirando a importância da luta desde 2011 travada pelos servidores públicos filiados ao SINDISERVE-CANINDÉ. Tendo em vista que esta é uma luta aprovada em Campanha Salarial desde o ano de 2011, fica em evidência que a vereadora Ivone não percebe que tudo se deu por uma luta de classe, que vem se perpetuando desde o ano de 2011 e só tivemos um verdadeiro avanço somente agora. Depois de ouvir os vereadores que estavam contra a luta organizada dos servidores efetivos, a Gestão Municipal e a Direção do SINDISERVE-CANINDÉ, Dr. Emerson Oliveira Andrade acordou com a Assessora Jurídica do Município de Canindé que será criada uma Lei, na qual garantirá para os servidores públicos municipais serem beneficiados com os terrenos.

 Dezenas de servidores marcaram presença em frente ao Ministério Público da Comarca de Canindé de São Francisco, onde servidores pediram o apoio do Ministério Público para a efetivação de direitos e de que a luta por moradia popular é UMA LUTA DE CLASSE ORGANIZADA, em especial ao das doações dos terrenos.

Um avanço no ato público foi a conversa que os servidores tiveram com o Secretário Geral do Município de Canindé de São Francisco, Heráclito Oliveira de Azevedo, onde os Dirigentes Sindicais solicitaram agilidade na criação da Lei Municipal que garantirá a doação de terrenos para os servidores públicos ressaltando a necessidade da Direção do SINDISERVE-CANINDÉ fazer parte de sua elaboração. Heráclito passou para a categoria que no dia 09 de abril de 2015, onde já tem uma reunião marcada entre Administração e Direção do SINDISERVE-CANINDÉ onde será apresentada pelo Município de Canindé de São Francisco a contra Proposta da tabela para o reajuste salarial, logo após a administração apresentará o projeto de Lei referente à doação de terrenos para os servidores.

 Os servidores Públicos tiveram o apoio do Movimento Estudantil de Canindé de são Francisco. "A luta não pode ser limitada, e sim universal, pela melhoria da qualidade de vida para a classe trabalhadora, com educação, saúde e moradia popular para a classe trabalhadora e seus filhos", falou Damião Feitosa, presidente da União Municipal dos Estudantes de Canindé.
"os políticos locais deveriam participar das lutas dos trabalhadores para poder entender o que é o movimento de classe, sinceramente não sabemos o porquê de vereadores, como por exemplo Ivone e Ronildo está "contra" essa luta que travamos desde 2011" afirma o Presidente do SINDISERVE-CANINDÉ, Emanoel Messias Aleixo da Silva. "Os trabalhadores e trabalhadoras que estão nessa luta há anos não vão desistir e tem o nosso apoio irrestrito, para que juntos estejamos conquistando mais uma vitória" finaliza ,Emanoel Aleixo
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desacato a Servidor Público é crime

SINDISERVE-CANINDÉ PROTOCOLA SOLICITAÇÃO DA EFETIVAÇÃO DO PISO NACIONAL DA ENFERMAGEM EM CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO

Servidores aprovam em assembleia proposta de reajuste salarial anual para o ano de 2024