"OS ESQUECIDOS" O Carnaval dos Servidores Públicos em Canindé, foi com Paralisação e o bloco nas Ruas

No último dia 04 de fevereiro de 2016, os servidores públicos do Município de Canindé de São Francisco realizaram uma Paralisação de advertência, com o ato público “abertura oficial do Carnaval de Canindé, com o “Bloco Os Esquecidos” foram quase 4 horas de arrastão pelas principais ruas e avenidas com muitas reivindicações, pelo descaso em que o prefeito Heleno Silva (PRB) vem tratando e massacrando os servidores que fazem a Cidade andar!

Centenas de servidores e população em geral fizeram várias paradas em frente às secretarias e órgãos públicos, o primeiro órgão foi a CÂMARA DE VEREADORES, onde a classe trabalhadora reivindicou vários direitos que não estão sendo cumpridos, haja visto que existem LEIS MUNICIPAIS, mais os nobres vereadores não as fiscalizam para que seja garantida à sua efetivação. Dentre elas está a Lei nº 290/2012 que autoriza o município de Canindé de São Francisco contratar o IPESAÚDE – Plano de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe, no dia 07 de fevereiro de 2016 a Lei completou 04 anos e não foi efetivada, se quer fiscalizada pelos legisladores, então os servidores reivindicaram o Plano de Saúde “CANTARAM PARABÉNS PARA VOCÊ” em alusão aos quatro anos de sancionada a lei que autoriza o município a contratar o IPESAÚDE.

“A administração do prefeito Heleno Silva, foi baseada em decretos de contenção de gastos, pois bem, para onde foi foi esses gastos contínuosdecretos, para conter gastos para que? A população de Canindé precisa saber. Queremos menos falácias do Prefeito Heleno Silva e mais ações. Os servidores Públicos que faz este município andar não pode pagar esta conta” Afirma a Vice-presidente do SINDISERVE-CANINDÉ, Rosana Menezes.

Prosseguindo com o ato público, a parada foi em frente ao Gabinete do Prefeito, não sabemos o por que desse nome “GABINETE DO PREFEITO”, é muito raro o prefeito estar nele, os servidores adentraram o gabinete onde o mesmo ficou lotado a fim de conversar com o Prefeito, mas o edis não estava lá. Mesmo assim a categoria cobrou mais comprometimento do Prefeito Heleno Silva (PRB) para com os servidores públicos e população de Canindé.

Em especial a falta de respeito para com os trabalhadores e trabalhadoras servidores públicos que desde o dia 04 de janeiro de 2016, o SINDISERVE-CANINDÉ: Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Canindé de São Francisco encaminha ofício solicitando reunião com o prefeito com a maior brevidade possível para dar início à mesa de negociação, entre a prefeitura municipal e o SINDISERVE-CANINDÉ, referente à Campanha Salarial 2016, que a proposta dos Servidores para o reajuste Salarial 2016 e as pautas de reivindicações das categorias já se encontra oficializadas ao Prefeito e que até o momento não houve uma resposta sequer.

“O prefeito Heleno Silva está se negando há mais de ano a entregar a Folha de Pagamento para o Sindicato, ele tem que abrir a CAIXA PRETA, estamos hoje mais uma vez nas ruas e avenidas de Canindé, pois o descaso para aqueles que realmente faz o município andar é enorme, o estado precisa saber quem é o prefeito Heleno Silva (PRB), é injusto termos agora no serviço público a implementação de uma cultura de atrasar salários, nem mesmo as leis existentes no município ele está cumprindo, não está pagando a titulação e o desenvolvimento por escolaridade, direitos contidos na Lei Municipal nº 227/2009, que é o nosso Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos, e o mais triste disso tudo é ver uma Câmara de Vereadores que não fiscalizam os atos administrativos do prefeito” declara o Presidente do SINDISERVE-CANINDÉ, Emanoel Aleixo.

O Bloco “OS ESQUECIDOS” prosseguiu pelas ruas e avenidas onde as pessoas iam aderindo o movimento, a próxima parada foi em frente à Secretaria de Educação, onde a Secretária Eliane de Moura Morais não estava, mesmo assim a categoria fez duras críticas pela forma em que os servidores que estão lotados na Secretaria de Educação vem sendo tratado: recentemente foi cortado sem aviso prévio a FG 09 dos Secretários de Escola (Assistentes Administrativos), cortado suspenso no mês de dezembro o adicional noturno dos servidores, periculosidade para os vigilantes, onde a secretaria de educação não tem a mínima intenção em que se avance, falta de fardamento e vestimentas em geral, falta de EPI’s: Equipamentos de Proteção individual e precárias condições de trabalho.

Ainda em frente à Secretaria de Educação, a servidora pública efetiva do município de Canindé de São Francisco, investida no cargo de servente, Cícera de Lima, usou a palavra e falou a real situação em que as escolas do município se encontra, em especial as escolas do interior, onde ela trabalha, que falta desde a água sanitária até o sabão em pó, onde é preciso o gestor rever a situação em que está tratando os servidores públicos, onde os mesmos não estão tendo condições adequadas de trabalho há muito tempo.

Continuando com o arrastão, o “BLOCO OS ESQUECIDOS” vinha chamando atenção, ao som de Loirinho do Forró Elétrico, e com muitas reivindicações iam mostrando a situação catastrófica que não só os servidores públicos se encontram e sim todos os segmentos da sociedade pela falta de gestão do prefeito Heleno Silva (PRB).





A próxima parada foi em frente à secretaria de Administração, onde centenas de servidores adentraram porta a dentro, não tinha nenhum responsável pelo departamento, contudo as reivindicações foram feitas, há mais de um ano a Diretoria do SINDISERVE-CANINDÉ vem oficializando a Secretaria de administração requerendo a Folha de Pagamento, para que se faça um estudo concreto da situação em que se encontra os servidores públicos municipais de Canindé, foi reivindicado também a extinção do DESVIO DE FUNÇÃO, e que o Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos dos Servidores e o Estatuto dos Servidores Públicos sejam efetivados.

O órgão público onde os servidores reivindicaram foi a Comarca do Ministério Público de Canindé de São Francisco, onde o promotor não se encontrava, mesmo assim, a categoria reivindicou que o Ministério Público fosse mais enérgico para com o Prefeito Heleno Silva e sua gestão, foi reivindicado ao Ministério Público que o mesmo exigisse da Prefeitura a Folha de Pagamento. Foi questionado ao Ministério Público uma atuação mais enérgica em relação à Lei de Acesso à Informação, que a prefeitura de Canindé regulamente e implemente o quanto antes.               


Dando continuidade, os Servidores com muita disposição continuaram reivindicando nas ruas e avenidas de Canindé de São Francisco,  as reivindicações agora foi em frente à Secretaria de saúde, onde até o momento os servidores lotados na secretaria de saúde estavam com seus salários atrasados. A diretoria do SINDISERVE-CANINDÉ procurou o Secretário de Saúde Enock. Porém o mesmo não se encontrava.




O Diretor Executivo do SINDISERVE-CANINDÉ, José Adailton de Souza, questionou o descaso em que os servidores da saúde se encontra e afirmou que a situação que vem se tornando uma constante, que é atrasar o salário dos servidores da saúde, principalmente nos últimos quatro meses não pode continuar.






O Bloco “Os Esquecidos” reivindicaram em frente à casa do Prefeito Heleno Silva, onde foi solicitado que o prefeito tomasse pulso e gerisse de uma forma mais responsável o município, que acabasse com os vícios e acordos políticos que é ponto crucial para a calamitosa situação em que o município de encontra.



Dando continuidade, os Servidores Públicos e população em geral, reivindicaram na Secretaria de Finanças, onde todos os participantes adentraram porta a dentro, o Secretário de Finanças, José Santos de Andrade (Neném) não se encontrava. A categoria reivindicou que o projeto de lei entregue pela Diretoria do SINDISERVE-CANINDÉ, que garante que o servidor receba no mês trabalhado seja encaminhado para a Câmara de Vereadores, onde o mesmo projeto se encontra engavetado pelo mesmo. Foi reivindicado também igualdade perante para com os servidores, e que decretos abusivos sejam extintos.

O ato público encerrou-se em frente à Praça Ananias Fernandes, onde os servidores realizaram a paralisação de advertência.

Logo após o ato a Diretoria do SINDISERVE-CANINDÉ, representado pelo presidente da entidade, Emanoel Aleixo, a Vice-Presidente, Rosana Menezes e o Diretor Executivo José Adailton foram até a Rádio Xingó FM e concederam uma explanação referente à Paralisação de Adevertência e o ato Público, o Bloco “Os Esquecidos”.




“Os Servidores Públicos Municipais de Canindé e a população estão de parabéns, mostramos força, não vamos deixar ser sucumbidos pela má e incompetente administração do Prefeito Heleno Silva, tem que ver o que é prioridade, Heleno tem que abrir a caixa preta da prefeitura, temos que debater desde o dia 01 de janeiro de 2013, todos os atos, todas as receitas e principalmente todas as DESPESAS, estamos tranquilos e sabemos o que queremos, queremos ser valorizados enquanto servidores, enquanto centenas de trabalhadores servidores públicos que faz a Cidade de Canindé andar. CANINDÉ PODE!, declara o Presidente do SINDISERVE-CANINDÉ Emanoel Aleixo.


DEPARTAMENTO DE DIVULGAÇÃO E CULTURA DO SINDISERVE-CANINDÉ
Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Canindé de São Francisco – SE
Rua Domingos Alves Feitosa, 151 – Mutirão – CENTRO – CEP: 49.820-000
FONE/FAX: (79) 3346-1948 – CELULAR: (79) 9606-0876 (79) 99974-5601
Canindé de São Francisco – SE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desacato a Servidor Público é crime

SINDISERVE-CANINDÉ PROTOCOLA SOLICITAÇÃO DA EFETIVAÇÃO DO PISO NACIONAL DA ENFERMAGEM EM CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO

Servidores aprovam em assembleia proposta de reajuste salarial anual para o ano de 2024