A CUT Sergipe reafirma seu compromisso com a luta por respeito, igualdade e inclusão social da pessoa com deficiência na sociedade brasileira.

No dia 21 de setembro, é celebrado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Essa data foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de dar visibilidade as lutas pela garantia da integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos
O dia 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Tal fato representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.
Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em condições de igualdade com as demais pessoas. De acordo com o IBGE (2010) existem mais de 46,5 milhões de pessoa com deficiência no Brasil.
A CUT Sergipe reafirma seu compromisso com a luta por respeito, igualdade e inclusão social da pessoa com deficiência na sociedade brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desacato a Servidor Público é crime

SINDISERVE-CANINDÉ PROTOCOLA SOLICITAÇÃO DA EFETIVAÇÃO DO PISO NACIONAL DA ENFERMAGEM EM CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO