Categoria dos (as) SERVENTES Reivindicam melhores condições de trabalho

O SINDISERVE-CANINDÉ realizou ontem dia 04 de setembro uma reunião muito produtiva com a categoria dos (as) Serventes do Município de Canindé, onde os(as) Companheiros e companheiras de luta discutiram pontos para a valorização da classe.

Estavam presentes serventes de diversas secretarias municipais de Canindé de São Francisco, Sergipe, tais como, Educação, Saúde, Agricultura e Obras, um momento muito importante onde a Direção do SINDISERVE-CANINDÉ
pode ouvir os anseios e reivindicações da categoria, foi debatido as seguintes pautas:
  • Condição de Trabalho;
  • Fardamento e Vestimentas em Geral;
  • EPI's: Equipamentos de Proteção Individual;
  • Sobrecarga de serventes;
  • Insalubridade;
  • Encaminhamentos.
Foi informado para a categoria que a Direção do Sindiserve-Canindé oficializou todas as Secretarias do Município de Canindé de São Francisco, sobre a necessidade do fardamento para TODOS os Servidores públicos municipais, e apenas a Secretaria de Educação e Esportes responderam via ofício, e a secretaria informalmente respondeu, já as demais não tivemos respostas, a Secretário de Educação José Orinaldo dos Santos, nos encaminhou um documento onde solicita aos diretores de escola a numeração dos fardamentos, como também a numeração dos EPI's: Equipamentos de proteção individual.

Detectamos que serventes que limpam vasos sanitários têm direito a insalubridade, grau máximo de 40%, já saiu uma decisão do TST - Tribunal Superior do Trabalho concedendo o direito. Iremos estar conversando com a administração para começar a ver essa questão.

Sobrecarga de Serventes, em sua grande maioria está acontecendo nas escolas, a Direção do SINDISERVE-CANINDÉ já oficializou a necessidade do quadro dos (as) serventes, ontem, por telefone o Secretário de Educação, José Orinaldo dos Santos, nos informou que no início da semana o problema estará sanado.




O presidente do Sindiserve-Canindé, Emanoel Messias Aleixo da Silva, externou para a categoria que os trabalhadores deveriam tomar alguma atitude e sugeriu que se não fosse resolvido o problema da sobrecarga, a catogoria dos (as) Serventes paralisassem suas atividades. Foi aprovado por unanimidade, e se este problema não for solucionado, a CATEGORIA DAS SERVENTES DE CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO, IRÃO PARAR SUAS ATIVIDADES, COMO ADVERTÊNCIA. Companheiros (as) Serventes lotadas em outras secretarias, se solidarizaram e acompanhará as serventes da educação, caso seja preciso realizar a paralização.


Na reunião por categoria tivemos denuncias que o desvio de função ainda continua, estaremos oficializando novamente a algumas secretarias no intuito de combater o desvio de função.

Foi votado ainda a cor (cinza)do fardamento, Jaleco, camisa, (malha com algodão) e calça (Ox ford). Os(as) companheiros (as) do Hospital Haidee de Carvalho, passou para a direção do Hospital que já foi escolhido o fardamento e já está em andamento.

Foi reivindicado pela categoria, que a administração veja uma solução imediata, para quando um servidor entrar de férias, não ficar sobrecarregado, que a administração encaminhe uma substituta, enquanto durar o período de férias, e assim não sobrecarregando os servidores que continuarem exercendo as suas atribuições. 

A categoria reivindica a escala de licença prêmio,que inclusive é uma pauta de reivindicação aprovada em Assembleia por todos os Servidores do município de Canindé de São Francisco, Sergipe. Tendo em vista que o chefe imediato tem que assinar e com a falta de servidores fica muito difícil de ser concedida.

O presidente da entidade, Emanoel, conversou hoje dia 05 de setembro, com o Secretário de Educação José Orinaldo de Santana, onde o mesmo afirmou que na semana que vem este problema será sanado.

"A direção estará oficializando todos os órgãos competentes em relação às reivindicações da categoria, que são mais que justas", ressalta Emanoel Messias Aleixo da Silva.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desacato a Servidor Público é crime

SINDISERVE-CANINDÉ PROTOCOLA SOLICITAÇÃO DA EFETIVAÇÃO DO PISO NACIONAL DA ENFERMAGEM EM CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO

Servidores aprovam em assembleia proposta de reajuste salarial anual para o ano de 2024